O texto de Alexandre Monteiro de Menezes ressalta a importância da informatização do ensino da arquitetura como forma de adequação desta ao mundo informatizado e globalizado em que vivemos. Preconiza que a informática auxilia no desenvolvimento de projetos arquitetônicos com mais rapidez e facilidade, além de propiciar uma melhor percepção e do objeto a ser projetado. Porém, ele também alerta para o risco de uma inibição da capacidade criativa pela padronização de recursos que estes softwares oforecem e pelas demandas do mercado. Para tanto, Monteiro de Menezes suscita o maior aproveitamento dos recursos gráficos computacionais de forma a extrapolar os comandos convencionais e proporcionar liberdade criativa e senso crítico entre os arquitetos.
Em suma, concordo com tudo o exposto por Alexandre de Menezes. Seu texto, bem escrito e elaborado, conta com pensamentos de diversos outros especialistas da área e um bom embasamento teórico adquirido através de pesquisas e experiências. Entretanto, ele peca em se esquecer de focar o lado humanístico da arquitetura.
Ao defender a constante adequação da produção arquitetônica ao desenvolvimento da computação gráfica, ele se esquece de que isto leva a um distanciamento entre o arquiteto e o espaço a ser alterado, ou seja, a arquitetura torna-se menos humana. Com a facilidade de se projetar utilizando-se de softwares e das demais ferramentas do computador, torna-se dispensável a presença física do arquiteto, perdendo-se o processo temporal de apropiação do ambiente. E como intervir em um espaço o qual não se conhece?
Também não concordo com o posicionamento de Menezes de dar infoque mais a problematização da arquitetura frente a instrumentação dos alunos aos softwares. Com isso, perde-se a função dos professores e da própria universidade de propiciadores do conhecimento, restando aos alunos recorrer a outras formas de aprendizagem externas ao ambiente acadêmico, tais como cursinhos.
Concluindo, penso que o texto apresenta uma visão que vem, convenientemente, ao encontro da opinião dos professores, de forma a pragmatizar sua forma de agir e pensar, enquanto seria de interesse de todos os alunos avaliar, também, as outras vertentes de pensamento na área.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=45567724
comunidade da nossa turma no orkut,
o nome eh esse pra evitar veteranos enxeridos...
abraço
Postar um comentário