sábado, 17 de maio de 2008

Visita ao Inhotim










O Inhotim é um centro de arte contemporânea situado em Brumadinho, Minas Gerais, em que a arte se integra à natureza exuberante do local. São cerca de 300 obras de mais de 60 artistas internacionalmente reconhecidos, entre os quais destacam-se Amilcar de Castro, Cildo Meireles, Doris Salcedo, Hélio Oiticica, Janet Cardiff, Matthew Barney, Paul McCarthy, Tunga e Vid Muniz. Os trabalhos vão desde pintura, passando pela escultura, desenho, fotografia, vídeo e instalações, que se distribuem por galerias ou pelos jardins. Parte destes, inclusive, foi projetado por Burle Marx.
É muito prazeroso vagar pelos pavilhões e contemplar a diversidade das obras expostas. A infra-estrutura do local proporciona as condições ideais para uma boa interpretação das mesmas; cada ambiente foi projetado para atender a demanda de um trabalho determinado.
Há, também, um grande compromisso com o meio-ambiente. Dos 1.200 ha de área total, 400 ha são de mata nativa preservada. Nos jardins, são mais de 1400 espécies da flora, uma das maiores coleções do Brasil.
Tudo isso faz do Inhotim um local único e referência em termos de museu de arte contemporânea!